Gestto - Gestão do Patrimônio Público

Serviços

Levantamento da situação patrimonial do órgão público para uma avaliação geral das necessidades em termos de Gestão do Patrimônio.

Esta avaliação ou diagnóstico visa identificar os principais pontos a serem trabalhados, desde um inventários dos bens patrimoniais, passando por uma avaliação dos imóveis incluindo seu estado de conservação, até a eventual necessidade de um sistema GRP Patrimonial.

Com o resultado do trabalho de diagnóstico em mãos a prefeitura poderá tomar as decisões mais acertadas quanto a:

- Necessidade de investimentos em novos ativos: Máquinas & Equipamentos, Imóveis, Veículos, Móveis. Incluindo estado de conservação / manutenção;

- Necessidade de contratação de serviços de verificações de obras e registro de área para fins de correção de IPTU

- Contratação de serviços de avaliação de ativos imobilizados para fins contábeis e legais;

- Fazer um inventário apropriado de todos os bens públicos sob gestão do órgão público;

-Manutenção de imóveis públicos (edifícios administrativos / escolas / creches / ginásios esportivos / postos de saúde / mobiliário público em geral);

- Focar na obtenção de subsídios para a melhor estratégia para cumprir com os preceitos de transparência / governança / novos procedimentos contábeis (incluindo o IFRS) / responsabilidade fiscal.

Os subsídios fornecidos pelo diagnóstico levarão a prefeitura ter uma exata noção de tomada de decisões para uma melhor gestão dos ativos públicos.

Avaliação Imobiliária 

Se a administração pública estiver planejando desfazer-se de um imóvel ou ainda reavaliá-lo conforme preconiza a lei, precisa saber seu real valor, através de uma avaliação baseada na realidade.

As avaliações são feitas por uma equipe experiente de avaliadores de imóveis, com base em dados de mercado atualizados.

A metodologia geral empregada na avaliação do imóvel é baseada nas normas e publicações do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia I.B.A.P.E., da Associação Brasileira de Normas Técnicas A.B.N.T. e da Comissão de Valores Mobiliários (C.V.M.).

 

Avaliação Mobiliária:

Tendo em vista os preceitos exigidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), a Gestto desenvolve projetos especiais de avaliação de patrimônios (imóveis e móveis), de propriedade dos diferentes órgãos públicos. Este processo consiste em identificar, qualificar, quantificar e avaliar todos os bens, determinando sua vida útil e calculando depreciações, amortizações e exaustões.

Um dos objetivos deste trabalho, entre outros, é o de preservar, por intermédio da aplicação das NBCASP, os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico , ambiental e simbólico através do arrolamento e tombamento dos bens, conforme o caso.